JS Mineira no 4º Congresso Nacional do PDT.

É com enorme orgulho de antes de tudo ser mineiro, terra de lutas de José Maria Rabello e Darcy Ribeiro companheiros que estão presentes na vida passada presente e futura da nossa história, juntamente com todas as lições deixadas pelo nosso líder maior Leonel Brizola, que participamos do 4º Congresso Nacional do PDT em Brasília do último fim de semana .

Falando por todos os companheiros da JS mineira e toda a bancada do PDT mineiro presente no congresso, quero destacar a orientação ideológica e compromisso com todas as lutas travadas por muitos que dedicaram sua vida a este partido e não se vergaram diante das dificuldades, quero destacar a coragem de muitos companheiros ao enfrentar um congresso nacional com tanta certeza sobre qual é o melhor caminho.

Saímos com o sentimento de dever cumprido, de que o Trabalhismo é o verdadeiro caminho para o Socialismo, que somente uma criança com formação integral e de tempo integral pode de fato dar uma contribuição concreta ao país, que no direito do trabalhador ninguém toca e nós somos vanguarda nesse processo.

Carregamos agora uma responsabilidade muito maior do que quando desembarcamos em Brasília, aprovamos juntamente com um coletivo muito qualificado de militância propostas que irão nortear nossa luta nos próximos anos, e que apenas começamos, ainda teremos muito pela frente, pois a luta não tem fim até que exista igualdade em todos os sentidos para cada pessoa deste país, temos a responsabilidade de inundar este país de consciências esclarecidas e a Juventude Socialista Mineira assume esta responsabilidade.

Contribuições da JS MG ao 4º Congresso Nacional:

Fortalecimento e incentivo a formação dos Grêmios Estudantis;

Contra a DRU;

Pela inserção da matéria Noções de Direito e Cidadania no ensino médio;

Em favor da institucionalização do Movimento Educação Já ao PDT;

Gostaria também de parabenizar a AMT, o Movimento Negro e a todos militantes da JS pela brilhante participação no evento, que mostrou apenas com a presença da base seu enorme valor.

Por Bruno Lacerda

Juventude Socialista instala comissão em Bambuí


“Verás que um filho teu não foge à luta”, este é o lema da JUVENTUDE SOCIALISTA do PDT.

Filiada à IUSY ( International Union of Socialist Young) (http://www.iusy.org/) , a Juventude Socialista do PDT (http://www.jspdt.org/) chega a Bambuí pelas dinâmicas mãos dos jovens e instala sua primeira Comissão Provisória, assim composta:

Presidente: Nayara Paulinelli, filha do ex-Prefeito de Bambuí, Neysson Paulinelli e estudante, Vice-Presidente: Djavan Marcos Braziel, filho de José Braziel e ex- Mestre Conselheiro do Capítulo De Molay de Bambuí, Secretária Geral: Thais Magalhães Chaves, filha de Elcio de Oliveira Chaves e jovem advogada, Tesoureiro: Magno Terencio Chaves, filho de Sebastião de Assis Chaves e radialista, Secretária de Comunicação e Capacitação Política: Fernanda Carla de Oliveira, filha de Firmino Geraldo de Oliveira e Ex-presidente do Leo júnior de Bambuí, Secretário de Movimentos Estudantis: Giordanio Bonifácio Lasmar Marques, filho de João Bonifácio Marques Filho e membro do Leo Clube, e Secretário de Movimentos Sociais: Leandro Henrique Carvalho Correia, filho de Olímpio José da Silva Neto (Zezinho do Credibam) e estudante.

Tem por objetivo possibilitar a participação e a atuação da juventude bambuiense em todos os lances, momentos e decisões que afetem a vida em nossa comunidade. A Juventude Socialista do PDT, chega no momento adequado para dar vida e voz ao sentimento dos jovens, quer organizando as representações estudantis, quer trabalhando nos movimentos sociais, quer mostrando de forma, clara e vigorosa, o que pensa e o que quer o jovem bambuiense.

1ª Conf. Estadual de Politicas Publicas de Juventude




Nos dias 14, 15 e 16 de março foi realizada a 1ª Conferência Estadual de Políticas Publicas de Juventude no SESC venda nova, a conferência foi uma etapa da 1ªConferencia Nacional que se realizará entre os dias 27 a 30 de Abril em Brasília.


A JS MG teve mais uma vez um papel fundamental durante o evento participando em todos os Grupos de Trabalho e defendendo as suas principais bandeiras históricas. O fato que mais chamou a atenção foi antes de tudo o comprometimento de seus militantes em todas as atividades, e com destaque para a defesa da escola em tempo integral nos moldes dos CIEPS, “conseguimos mostrar para as forças e movimentos sociais presentes a importância de se ter uma escola que forme antes de tudo pensadores e seres humanos mais integrados com o nosso país e isso se deu quando conseguimos mostrar que a escola em tempo integral é a única escola que pode formar esses cidadãos que o Brasil tanto precisa, e esse convencimento se deu quando conseguimos aprovar a proposta dos CIEPS em dois grupos de trabalho distintos o de educação e tempo livre esporte e lazer” disse o diretor da União Colegial de Minas Gerais e militante da JS BH Bruno Lacerda.

Foi possivel eleger 5 delegados para a etapa nacional em Brasília e é com essa mesma garra que a JS mineira irá para lá com o desafio de mostrar para o Brasil que a escola de turnos é uma perversão brasileira, que não existe no mundo civilizado. Por toda a parte, considera-se que só uma escola de tempo integral, para alunos e professores, dá garantia de uma escolaridade proveitosa a crianças oriundas de famílias que não estudaram. E elas constituem, entre nós, a imensa maioria. Por conseguinte, o retrocesso às escolas de turno só é explicável por sectarismo e ignorância.

A JS mineira ainda teve importante participação em outras etapas anteriores como a Conferência Municipal em Alfenas, a etapa Metropolitana em Nova Lima e nas conferencias Livres realizadas em escolas e outros espaços pelo interior a fora.

Ainda foram aprovadas outras propostas colocadas pela Juventude Socialista Mineira segue abaixo:

Acesso e investimento na educação com ênfase na área técnica e
profissionalizante (93 votos);

Ampliação dos projetos já existentes, como SEGUNDO TEMPO, ESCOLA
ABERTA, MINAS OLIMPICA, CIEPS (Centros Integrados de Educação
Pública) e ETC ( 91 votos);

Implementação e acessibilidade a cursos superiores e técnicos gratuitos e
de qualidade dentro da realidade do campo. Priorizando os jovens de
agricultura familiar (84 votos);

10 % do PIB para a educação, garantindo parte desta verba ao ensino
básico com o modelo integral e pedagógico dos CIEPS (75 votos);
"INTEGRAÇÃO É A SOULUÇÃO É O CIEP PRA MUDAR A EDUCAÇÃO"
Por Bruno Lacerda

Powered By Blogger