JS PDT MINAS NA 6ª BIENAL DA UNE

Nestes últimos dias de Janeiro os estudantes brasileiros se mobilizaram para a bienal de arte e cultura da União Nacional dos Estudantes. Esta foi sua 6ª edição que após 10 anos retorna a Salvador.

A Bienal da UNE é o momento de reflexão dos projetos culturais que os estudantes desenvolveram em todo o país.

Neste sentido a Juventude Socialista do PDT de Minas Gerais cumpre seu papel no movimento estudantil articulando a participação de estudantes de varias escolas e universidades do interior e da capital mineira.

O eixo central desta Bienal foi a formação e o sentido do povo brasileiro onde o antropólogo, educador e escritor Darcy Ribeiro foi um dos homenageados por personalidades artísticas como Jorge Mautner e toda a direção da UNE.

Segundo a direção da UNE esta foi a maior Bienal da História com a participação de cerca de 15 mil estudantes.

O evento se destacou pela oportunidade de interação entre os jovens oferecendo uma ampla troca de experiências das mais diversas esferas de cultura estudantil do país.

Segundo a Secretaria geral da UEE-MG e Conselheira de juventude do Estado de Minas Gerais Polianna Soalheiro “a Bienal é o mais importante fórum de fomentação, valorização e interatividade da cultura nacional no que tange a juventude, explorando a criatividade da galera e também claro, potencializando um momento único e lúdico com muita alegria e descontração. Entretanto a bienal ainda amarga a falta de estrutura de alojamentos, não por falta de investimentos uma vez que a mesma recebe vários parceiros e patrocinadores como Petrobrás e o BNDES, apesar disso o saldo não poderia ser melhor voltando para minas com muitos atores do cenário cultural e estudantes universitários e secundaristas dispostos a dar sua contribuição junto ao movimento “Veras que um filho seu não foge a luta...” que já vem atuando na UEE/MG e UCMG por um ME mais plural e representativo no estado, o ano de 2009 foi aberto com muita animação e disposição da galera rumo a muitas lutas que ainda virão! “ finaliza.

O clima é de muita mobilização e alegria entre os jovens mineiros que voltaram da 6ª Bienal de arte e cultura da UNE motivados para mais um ano de muita luta e conquistas nas montanhas das gerais.

Por Direção JS Minas

Powered By Blogger