Manifesto

MANIFESTO PRÓ-OCUPAÇÕES URBANAS

A JUVENTUDE SOCIALISTA DE MINAS GERAIS vem, por meio deste Manifesto, demonstrar toda a sua solidariedade às ocupações urbanas da Cidade de Belo Horizonte.

As famílias das ocupações Dandara (Céu Azul), Camilo Torres (Barreiro), Irmã Dorothy I (Barreiro), Irmã Dorothy II (Barreiro), Conjunto Águas Claras (Barreiro), Recanto UFMG (Antônio Carlos) e Torres Gêmeas (Santa Tereza) simplesmente pagam por defender um dos direitos mais sagrados de todo ser humano, que é o acesso à moradia adequada, como previsto pela Constituição Federal de 1988, que determina a desapropriação de imóveis urbanos que não cumprem a sua função social.

Além da Constituição, o Poder público fere também a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Pacto de San José da Costa Rica e o Pacto Internacional de Diretos Sociais e Culturais, todos firmados pelo Brasil.

Acompanhamos o sofrimento das 1.500 famílias dessas ocupações, submetidos cotidianamente a uma verdadeira guerra de nervos imposta pela Prefeitura de Belo Horizonte e pelo Governo do Estado, que insistem em usar métodos coercivos e truculentos.

Sinal de tal truculência foi à tentativa de aprovação do artigo 13 do Projeto de Lei 728/09 da PBH, mecanismo que impedia o acesso de famílias pertencentes às ocupações urbanas ao Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

Tudo isso para defender interesses empresariais, que já vislumbram os lucros que um evento como a Copa do Mundo de 2014 trará para as cidades sedes, desconsiderando as necessidades reais e os direitos das classes populares que, como sempre, ficam à margem.

Entendemos que as ocupações, sejam elas no campo ou na cidade, surgem do descaso e da inércia dos municípios, estados e União. Estes não se movimentam para construir uma sociedade mais fraterna e justa, através de medidas que garantam o acesso da classe popular a direitos fundamentais e a condições humanas de existência.

Assim como Brizola, entendemos que “(...) a propriedade de terra é uma coisa tão boa, que queremos para todos!”, portanto, não poderíamos nos colocar contra essas comunidades, presentes em terrenos que não cumprem sua função social há anos, ou até mesmo há décadas.

Aqueles que ideologizam a luta pela terra e nos rotulam de radicais, baderneiros, e de outros adjetivos, não nos ofendem, pois entendemos que estamos bem acompanhados por setores da Igreja, do campo artístico, por Movimentos Sociais e pela Sociedade Civil, parceiros que nos dão a coragem necessária para resistirmos até a última gota das nossas energias, em defesa do direito à cidade!

Minas Gerais, 19 de Dezembro de 2010.

Fim de Semana de Formação Trabalhista em MG

Durante os dias 18 e 19 reuniram se dirigentes municipais de varias cidades do estado para um final de semana dedicado a formação política e maior integração de nossa militância.

Em meio a um belo parque ecológico do SESC venda nova os quadros da JS mineira discutiram temas de grande relevância para o prosseguimento da luta cotidiana. O primeiro palestrante foi o Alberto Perini tutor da ULB em MG que tratou do trabalhismo histórico passando por toda a fase de construção do velho PTB ao PDT dos dias atuais. Logo após veio a palestra de Pedro Ottoni companheiro das Brigadas Populares, que tratou da história das ideologias políticas passando pelo Socialismo, Social Democracia Liberalismo e Neoliberalismo. No 2º dia a JS recebeu o companheiro Aldanny Rezende que tratou do nosso momento conjuntural explanando a crise econômica e o papel da juventude no cenário político e movimento estudantil.

Após o termino da palestra no 2º dia os participantes puderam confraternizar curtindo uma bela piscina com toboagua em meio a muito verde em uma bonita tarde de sol.

É com ânimos exaltados e um grande sentimento de renovação que a JS realizou esse 2º curso que mostrou uma grande disposição dos jovens trabalhistas para a luta cotidiana e mais ainda pela grande participação de toda a militância nos debates, encontramos caras novos recém filiados prontos para assumirem as responsabilidades de construir uma grande militância de juventude, discutir e apontar aos nossos dirigentes partidários os melhores caminhos a seguir sem nunca se furtar de ter como norte programático o nosso legado Brizolista.

Ao fim foi aprovada uma moção de apoio as ocupações urbanas que vem acontecendo a meses em Belo Horizonte e o repudio ao tratamento hostil dado as mais de 1500 famílias pela prefeitura e governo de Minas Gerais. Clique aqui e leia na integra o manifesto


Curso de Formação da Js PDT

No próximo final de semana dias 17 e 18 de dezembro a direção da JS PDT em Minas promoverá o 2º curso de Formação Trabalhista em parceria com a ULB. A intenção é de dar embasamento político a militância PDTista afim de alinhar seus quadros a realidade conjuntural na ótica trabalhista.

O Curso acontecerá no Sesc Venda Nova, os participantes terão transporte até o local saindo as 7hs da sede do PDT estadual na Rua Timbiras nº 812 Funcionarios BH.

Abaixo o mapa.


Exibir mapa ampliado

Acesse abaixo os documentos recomendados para leitura prévia.

Politicas Públicas para a Juventude por Brizola Neto

O Novo Trabalhismo no Mundo Globalizado por Ezequiel Nascimento PDT DF

Manifesto do PDT

As Três Fontes e as Três partes Constitutivas do Marxismo V. I. Lénine

Abaixo segue a pré programação do cruso.


II CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA DA JS-PDT-MG.

O Trabalhismo no presente... Em busca do Socialismo do futuro!

Sábado - dia 18/12/2010.

Manhã

08h00min Café

Palestra tema: História das Ideologias Políticas e Econômicas.

9h00min Início da Palestra. (Pedro Otoni das Brigadas Populares).

10h30min Abertura para Intervenções e Perguntas.

11h00min Considerações Finais do Palestrante.

12h00min Termino da Palestra e Início do Almoço.

Tarde

Palestra tema: O TRABALHISMO HISTÓRICO.

13h30min Início da Palestra. (Alberto Perini).

15h00min Abertura para Intervenções e Perguntas.

15h30min Considerações Finais do Palestrante.

16h30min Término da Palestra (café).

17h30min Apresentação do Documentário (Brizola Tempos de Luta).

19h30min Jantar

21h00min às 00h00min (Confraternização)

Domingo - dia 19/12/2010

Manhã

08h00min Café

Palestra tema: A crise Econômica e a Organização da Juventude.

09h00min Início da Palestra. (Aldanny Rezende).

10h30min Abertura para Intervenções e Perguntas.

11h00min Considerações Finais do Palestrante.

12h00min Termino da Palestra e Início do Almoço.

Tarde

Tema: Agendas, Informes e Encaminhamentos da JS/PDT/MG.

13h30min Início.

15h00min Término (café).


A programaçlão ainda poderá ter altereações

Esporte


ASSOCIAÇÃO DE SKATE PROMOVE FINAL DE SEMANA DO ESPORTE EM SANTOS DUMONT



Neste final de semana, dias 27 e 28, estive presente na Escola Polivalente, pois recebi o convite da Associação dos Skaitistas de Santos Dumont para participar do Encontro promovido pela entidade.
No domingo tive a oportunidade de fazer a doação de obstáculos que foram confeccionados pelo Secretário do Partido Democrático Trabalhista – Luzimar Franco, com a participação de diversos membros da Associação, sendo destacável a contribuição na construção dos obstáculos, do Presidente da Associação, Gabriel Barroso; do Fagner reconhecidamente um dos melhores skeitistas do Estado de Minas; Bala Chita, Limão (esses caras tem talento) e, outros
Foram dois dias em que por algumas horas tive a oportunidade de conviver com os praticantes do esporte, ao som de bandas que tocaram um rock anda roll da melhor qualidade. Com respeito às bandas, me amarrei no som do Undersix.
Aprendi na locução das baterias o que é um Flip, Grinds, Board Slide, Ollie, Olie-Flip ou kick-flip, Fakie Hardflip, 360º Kick Flip, FrontSide Ollie 180º, Tail Drop. Confesso que foi muito divertido e o agradecimento que a Associação fez pela doação em retribuo a eles, pela oportunidade de haver participado desta conquista da Associação.
Esse era um compromisso por nós assumidos no ano de 2009, quando nos aproximamos da Associação em uma reunião pedida pelo Léo Chaves – Presidente da Juventude Socialista do PDT. Naquela oportunidade, assumimos o compromisso de entregar os obstáculos e neste final de semana tive a honra de cumprir.Os rapazes merecem apoio, visto que buscam praticar o esporte com responsabilidade e com extrema dignidade. Há muitos talentos que podem e devem ter o direito de se desenvolver.
Isso pode ser constatado na iniciativa deles, que colocaram o ingresso de entrada, um quilo de alimento não perecível que será doado à APAE. Vida longa ao Skate e a Associação dos Skeitistas. Outras batalhas virão, mas de nossa parte continuaremos parceiros!

Powered By Blogger