Convenção Nacional do PDT

Convenção: para Cristovam, quem substitui Brizola é a soma de todos os militantes do Partido


Durante a Convenção Nacional do PDT, na última semana (25/03), o senador Cristovam Buarque disse que o PDT precisa despertar para ser uma alternativa de poder. Pediu que os convencionais fizessem uma reflexão para saber “por que somos pedetistas”.


Ao falar sobre reforma política, Cristovam defendeu uma reforma que mexa com a cultura. Disse que o PDT tem que ser o partido da reforma do Brasil e ainda reafirmou a necessidade da união partidária para o fortalecimento do PDT. “Só quem substitui Brizola é a soma de todos os militantes”.

Assista ao vídeo abaixo e saiba muito mais sobre a visão de Cristovam, que não perdeu a oportunidade para dizer que não haverá reforma enquanto existir no Brasil 14 milhões de analfabetos.




Jornada de Lutas dos Estudantes Mineiros 2011

A JS participou da jornada de Lutas promovida pelas entidades estudantis em Minas Gerais. O evento ocorre tradicionalmente no mês de Março em referência ao estudante secundarista Edson Luis, morto pela ditadura militar. Este ano a pauta Nacional é a aprovação do Plano Nacional de Educação debatido durante a 1ª Conferência Nacional de Educação, (CONAE 2010). Em Minas o eixo principal da manifestação foi pela Estadualização da UEMG e pela regulamentação do marco regulatório do minério de ferro.

A Manifestação se concentrou no cruzamento da avenida Amazonas com Contorno, em frente ao Colégio PIO XII. A passeata contou com a participação de cerca de 1000 estudantes de varias cidades da região Metropolitana de BH e do interior. Assista o video



Deputados defendem ideia estudantil de criar fundo social do minério


Deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vão articular uma audiência pública de comissões como uma das iniciativas de apoio à proposta do movimento estudantil mineiro de criação de um fundo social vinculado aos royalties da mineração. Os recursos desse fundo seriam destinados ao desenvolvimento da educação, ciência e tecnologia. Esse foi um dos resultados de reunião no Salão Nobre, nesta quarta-feira (23/3/11), entre estudantes secundaristas e universitários e o 2º-secretário da ALMG, deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT); deputados Sargento Rodrigues (PDT) e Luiz Carlos Miranda (PDT) e deputada Liza Prado (PSB). Centenas de estudantes participaram de manifestação no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, reivindicando mais investimentos na educação em Minas e no País.

"A Assembleia vai encampar a ideia do fundo social do minério, promovendo a audiência como ponto de partida para outras ações", destacou o 2º-secretário, que representou o presidente da casa. Alencar da Silveira Jr.(PDT) repassou aos estudantes a mensagem do presidente da Assembleia "de política de portas abertas para a sociedade". A audiência citada por Alencar poderá ser das comissões de Educação, Ciência e Tecnologia e de Participação Popular, mas os detalhes do requerimento da audiência e sua data ainda serão definidos. Os estudantes ficaram de mobilizar outros deputados para ampliar as assinaturas do requerimento. O líder do PDT, deputado Sargento Rodrigues, ofereceu o apoio da bancada aos estudantes, avaliando a criação do fundo como "consistente e coerente", mas ponderou que é preciso analisar a melhor forma de viabilizá-la.

A presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE), Luiza Lafetá, reconheceu que a legislação que trata de mineração é federal, ou seja, tem de ser aprovada pelo Congresso Nacional. Mesmo assim, defendeu uma saída estadual para viabilizar o fundo. Tanto os deputados presentes quanto os manifestantes lembraram que há projetos sobre mineração tramitando na Assembleia; e que a proposta estudantil poderia ser concretizada por meio de emenda a um deles. O deputado Luiz Carlos Miranda enfatizou que a aprovação de qualquer ideia depende "mais dos estudantes que dos deputados", reforçando a necessidade de mobilização. Esse também foi o tom da fala da deputada Liza Prado (PSB), para quem a força popular é um diferencial.

Mobilização nacional - Os estudantes chegaram à Assembleia de Minas na manhã desta quarta vindos do centro de Belo Horizonte. A pauta da manifestação incluiu outros pontos, além da criação do fundo social sobre os royalties da mineração. Eles reivindicaram a estadualização da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), conforme destacou o Vice presidente da (UEE) Bruno Lacerda, Vicente Silluzio diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) enfatizou a urgência de se investir 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação. Hoje esse índice está em menos de 7%.

A UNE e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) pretendem apresentar 59 emendas ao Plano Nacional de Educação, em tramitação no Congresso, a fim de viabilizar as propostas estudantis. A manifestação na Capital mineira, segunda realizada no País neste mês, dentro da programação da Jornada Nacional de Lutas, faz parte desse esforço de mobilização.

SECOM JS PDT Minas

Memorial João Goulart vai sair do papel

Conheça o Memorial Jango

Começa este ano a construção do Memorial João Goulart, em Brasília. Segundo informações Verônica Fialho, diretora do Instituto João Goulart, as obras devem ser iniciadas ainda em 2011, no Eixo Monumental, da capital federal.

O Projeto Arquitetônico traz a assinatura de Oscar Niemeyer, que consignou a seguinte explicação necessária:

“Quem conhece a história de João Goulart, sabe como ele foi violentamente afastado do cargo com o golpe militar de 1964, que durante vinte anos pesou sobre o nosso país. E isso eu procurei marcar na minha arquitetura, da forma mais clara, com uma grande flecha vermelha a atingir a cúpula projetada.

Dentro do amplo salão de exposições, seriam explicadas ao público as razões desse deplorável acontecimento, as pressões do governo norte-americano, que o reacionarismo de direita naquela época procurava atender.”

Conheça o Memorial Presidente João Goulart, faça abaixo um passeio virtual.




Powered By Blogger