BRIZOLA NETO REBATE O GLOBO EM PLENÁRIO

O deputado Brizola Neto (RJ) acusou hoje em plenário o jornal O Globo de tentar manchar a honra do seu avô, o ex-governador Leonel Brizola, em série de reportagens publicadas esta semana.
Para o líder do PDT, as acusações foram feitas de forma covarde e desonesta, porque sem provas e quando o acusado está impossibilitado de se defender. "É emblemático que estes ataques ocorram justo na passagem dos 45 anos do golpe militar que envergonhou o Brasil", lembrou Brizola Neto ao associar o jornal carioca à ditadura que governou o País a partir de 1° de abril de 1964.
Além de dar crédito a informes dos órgãos de informação do regime militar baseados em simples rumores, as matérias publicadas desde domingo em O Globo prestam, na visão de Brizola Neto, a interesses contrariados pelo grupo político do senador José Sarney (PMDB-MA). Por meio da Justiça Eleitoral, a filha do presidente do Senado, senadora Roseana Sarney, busca assumir o lugar do governador eleito do Maranhão, Jackson Lago (PDT).

Veja a íntegra do pronunciamento:

EU PEÇO A ATENÇÃO DOS COLEGAS; SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS QUERO PEDIR QUE OUÇAM O PRONUNCIAMENTO QUE FAREI AGORA.
TRATA-SE DA DEFESA DA MEMÓRIA ULTRAJADA DE UM HERÓI NACIONAL. TRATA-SE DA DEFESA DA HONRA DE LEONEL BRIZOLA.
A GRAVIDADE DAS ACUSAÇÕES QUE LHE IMPUTAM DE FORMA COVARDE E DESONESTA O JORNAL O GLOBO, ME FAZEM TER O CUIDADO DE VIR A ESTA TRIBUNA COM UM DISCURSO ESCRITO, DIFERENTE DO QUE SEMPRE FAÇO.
É EMBLEMÁTICO QUE ESTES ATAQUES OCORRAM JUSTO NA PASSAGEM DOS 45 ANOS DO GOLPE MILITAR QUE ENVERGONHOU O BRASIL.
NA SEMANA DO PRIMEIRO DE ABRIL, O GLOBO REVIVE, DE FORMA NOSTÁLGICA, O CONSÓRCIO SINISTRO QUE LHE DEU PROJEÇÃO EM CONLUIO COM AS OLIGARQUIAS REGIONAIS COMO MÁQUINA DA PROPAGANDA DA DITADURA, PATROCINADA POR APORTES FINANCEIROS ILEGAIS DO GRUPO ESTRANGEIRO TIME-LIFE.
DESDE O ÚLTIMO DOMINGO, ESTE JORNAL, QUE SEMPRE ENCETOU CAMPANHA DIUTURNA E INESCRUPULOSA CONTRA BRIZOLA, VOLTA A ATACÁ-LO – DE MANEIRA COVARDE E DESONESTA – AGORA QUE ELE NÃO ESTÁ MAIS AQUI CONOSCO, PORTANTO IMPOSSIBILITADO DE SE DEFENDER A VIVA VOZ DAS CALÚNIAS E DIFAMAÇÕES PROVENIENTES DOS MAIS SÓRDIDOS APARELHOS REPRESSIVOS DA DITADURA CIVIL E MILITAR.
EU NÃO IREI PERDER O MEU TEMPO E NEM ABUSAR DA ATENÇÃO DOS SENHORES EM RETRUCAR UMA POR UMA AS ACUSAÇÕES DESONESTAS – PORQUE DESPROVIDAS DE PROVAS – QUE LHE FORAM DIRIGIDAS POR UMA SÉRIE DE MATÉRIAS QUE ENVERGONHA O JORNALISMO BRASILEIRO.
O QUE A MIM CABE RESSALTAR COM INDIGNAÇÃO, NESTA TRIBUNA, É A NECESSIDADE QUE A DIREITA MAIS REACIONÁRIA AINDA TEM DE INJURIAR POSTUMAMENTE A MEMÓRIA DE LEONEL BRIZOLA. A DIREITA CORRUPTA E ENTREGUISTA, QUE IMPLANTOU UMA DITADURA E DEFENDEU ABERTAMENTE OU FOI CÚMPLICE DOS CRIMES DE LESA HUMANIDADE.
O QUE ME INFUNDE IRACÚNDIA, PARA USAR A PALAVRA DE QUE TANTO GOSTAVA O SAUDOSO DARCY RIBEIRO, É VERIFICAR QUE NESTA CRETINA E ENCOMENDADA REPORTAGEM OS ORGANISMOS DA REPRESSÃO POLÍTICA SÃO CONVERTIDOS EM ORÁCULOS DA VERDADE.
INFELIZMENTE TEMOS DE CHAFURDAR NA LAMA QUANDO O ASSUNTO É A IMPLACÁVEL PERSEGUIÇÃO A QUE MEU AVÔ LEONEL BRIZOLA FOI SUBMETIDO PELOS ÓRGÃOS REPRESSIVOS E DE CENSURA, TANTO OS NATIVOS QUANTO OS INTERNACIONAIS, QUE AGIRAM SEMPRE EM CONSONÂNCIA E MANCOMUNADOS COM OS SISTEMAS DE TV, RÁDIO E IMPRENSA.
ANTES E DEPOIS DA ABERTURA, ANTES DEPOIS DE SEU LONGO E PROLONGADO EXÍLIO, ANTES E DEPOIS DA ANISTIA, VASCULHARAM-LHE DE PONTA A PONTA SUA ATIVIDADE POLÍTICA E ADMINISTRATIVA, VIRARAM AO AVESSO INCLUSIVE A ESFERA MAIS ÍNTIMA DE SUA VIDA FAMILIAR. E, PASMEM SENHORES, NADA, ABSOLUTAMENTE NADA ENCONTRARAM, NENHUMA NÓDOA, NENHUM DESLIZE QUE FOSSE, NADA QUE DESABONASSE SUA PROBIDADE PESSOAL E PÚBLICA, DESDE QUANDO COMEÇOU SUA MILITÂNCIA POLÍTICA NO RIO GRANDE DO SUL DE 1945, TENDO POR MESTRE E GUIA GETÚLIO VARGAS, QUE LHE INDICOU O ÁRDUO E TUMULTUADO CAMINHO DA DEFESA DOS INTERESSES NACIONAIS CONTRA A SANHA DAS OLIGARQUIAS ASSOCIADAS AO IMPERIALISMO.
ENTÃO, SENHORES DEPUTADOS, SE A CLASSE DOMINANTE – E OS SEUS SINISTROS APARELHOS IDEOLÓGICOS ­ – NADA CONSEGUIU ENCONTRAR PARA INCRIMINÁ-LO NO TRATO COM A COISA PÚBLICA – POIS SE ALGO PORVENTURA TIVESSE SIDO ENCONTRADO, TODOS OS HOLOFOTES DA MÍDIA IRIAM COM JÚBILO DENUNCIÁ-LO –, SE NADA ENTÃO FOI ENCONTRADO QUANDO ELE ERA VIVO, COM CERTEZA TAMBÉM NÃO IRÃO AGORA MACULAR SUA BIOGRAFIA.
A VERDADE É QUE LEONEL BRIZOLA NÃO FOI UM HOMEM PÚBLICO BANAL E CORRIQUEIRO CUJA RAZÃO DE SER FOSSE MERAMENTE ADMINISTRATIVA OU QUE SE RESUMISSE A UMA INFECUNDA MORALIDADE DE QUE TANTO SE VANGLORIOU A UDN IMPATRIÓTICA.
LEONEL BRIZOLA, DESDE O SEU GOVERNO NO RIO GRANDE DO SUL, ESTEVE NA MIRA DA DIREITA PORQUE AGIU E TOMOU ATITUDES EFETIVAS CONTRA A DRENAGEM INTERNACIONAL DAS RIQUEZAS NATURAIS DO PAÍS E A SUPEREXPLORAÇÃO DO TRABALHO DO POVO BRASILEIRO.
EU NÃO TENHO DÚVIDAS DE QUE UMA PÍFIA MATÉRIA JORNALÍSTICA COMO ESTA VIR A SER ESTAMPADA NA PRIMEIRA PÁGINA, ESTÁ SENDO PAUTADA DE FORA DO JORNAL, SENDO COMANDADA PELO QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A DINASTIA JOSÉ SARNEY LÁ NO MARANHÃO. O MESMO JOSÉ SARNEY, QUE AGORA NAS PÁGINAS DE O GLOBO POSA CINICAMENTE DE DEMOCRATA E DEFENSOR DA HONRA DE MEU AVÔ, QUANDO NA VERDADE USOU DE TODOS OS RECURSOS ESPÚRIOS, FINANCEIROS E MIDIÁTICOS, PARA CORTAR A CABEÇA POLÍTICA DO EX-GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO.
QUE O GLOBO FUNCIONOU COMO MÁQUINA DE PROPAGANDA DA DITADURA ACOBERTANDO EM PARCERIA COM O SERVIÇO NACIONAL DE INFORMAÇÕES OS CRIMES COMETIDOS PELOS ÓRGÃOS DA REPRESSÃO POLÍTICA É POR TODOS SABIDO. O QUE É INADIMISSÍVEL EM PLENA VIGÊNCIA DO REGIME DEMOCRÁTICO É ESTE JORNAL RESGATAR AS SUAS FONTES DO TEMPO DO ARBÍTRIO, DA CENSURA E DO AUTORITARISMO.
NÃO CONSEGUIRAM MACULAR A HONRA DE LEONEL BRIZOLA EM VIDA, NÃO FARÃO DEPOIS DE SUA MORTE. VIVA LEONEL BRIZOLA!

Fonte: SITIO NACIONAL

Powered By Blogger