Cristovam acusa governo de usar MPs arbitráriamente
15:01
15:05
13:47
Companheiros da Juventude Socialista do PDT MG tomaram posse na União Estadual dos Estudantes e na União Colegial de Minas Gerais na noite de sexta feira dia 07/03 da Assembléia Legisltativa de MG.
Estiveram presentes varios militantes da JS e lideranças do PDT mineiro, como o Vice Presidente do PDT-BH Hélio Rabelo e Sirley Soalheiro Presidente da AMT de MG.
A Companheira Polianna Soalheiro tomou posse na Secretaria Geral da UEE, o companheiro de Uberaba André Sodré se empossou como Diretor de PPJ equanto André Diniz de Betim ficou com a pasta de Software Livre.
Pela UCMG o companheiro Bruno (Tio Pickles) também se empossou no diretório da entidade.
Agora e arregaçar as mangas que tem muito trabalho pela frente.
05:41
Está virando rotina a presença da força policial nos campus de universidades pública e privada brasileiras, basta o movimento estudantil se organizar para se manifestar e logo a policia é chamada a reprimir o movimento.
Foi assim quando em 2007, a Tropa de Choque invadiu a Unesp/Araraquara, assim também aconteceu com a pacifica movimentação estudantil na Faculdade de Direito da USP e na reitoria da Unicamp.
Agora a Polícia Federal está invadindo e fechando rádios operadas por estudantes, como aconteceu na Unimep em 18 dezembro de 2007; ou seja, estão calando os estudantes.
Afinal, é possível que uma universidade seja um espaço de questionamento se constantemente a policia reprime o movimento estudantil dentro do campus? A resposta é não. Basta olharmos a história recente do Brasil, durante o período de ditadura a policia prendeu centenas de estudantes simplesmente porque questionavam ou não aceitavam a crueldade do sistema. Muitos dos presos misteriosamente não retornaram às suas casas.
O movimento estudantil rendeu bons frutos ao país, hoje, muitos dos presos naquela época em que a "policia" agia livremente dentro das universidades, tornaram-se políticos brasileiros importantes.
Nós, jovens estudantes de hoje, não tivemos a experiência de conviver com a ditadura, mas temos a obrigação de lutarmos para que ela não volte, temos que assegurar o direito a expressão e impedir que o Estado Brasileiro mais uma vez tente calar os estudantes. E lutar veementemente para que a polícia fique fora das universidades e assim permita que dos questionamentos e movimentos estudantis, democraticamente, no Brasil nasçam cidadãos conscientes de que cabe a eles mudar a triste cenário social e moral do Brasil.
Impedir sociedade/estudantes de se expressar é um grave atentado à democracia, usar a força policial como braço armado do estado para repressão de movimentos organizados em favor de uma causa é coisa de governos ditatoriais.
05:11
Acusado de favorecer políticos de seu partido em vários convênios, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, vai deixar a presidência do PDT. O melhor momento para anunciar a decisão, no entanto, ainda será acertado com o Planalto. Lupi já conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e disse que seu substituto no PDT deve ser o atual secretário-geral do partido, Manoel Dias. Ele pretendia até mesmo afastar-se do comando da legenda nesta semana, mas declarações dadas pelo ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, fizeram com que resolvesse segurar um pouco mais o anúncio.
Múcio afirmou, no fim de semana, que toda a "marola" sobre a assinatura de convênios entre o Ministério do Trabalho e organizações não-governamentais (ONGs) e prefeituras ligadas direta ou indiretamente ao PDT só ganhou destaque porque Lupi é presidente do partido. Mais: argumentou que o colega deveria se licenciar do comando da legenda para sair da linha de fogo. "É preciso escolher, porque não faz sentido o governo se desgastar com isso", argumentou.
Suas observações provocaram uma crise no PDT. Sob a alegação de que foi "mal interpretado", Múcio telefonou ontem para Lupi e pediu desculpas. Depois, ligou para líderes dos partidos no Congresso, na tentativa de desfazer a situação constrangedora.
Em dezembro passado, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República recomendou a Lula a demissão de Lupi, apontando incompatibilidade entre a função de ministro e o comando do PDT. O presidente, porém, ficou furioso com o fato de a comissão ter dado publicidade à decisão. Em conversas reservadas com auxiliares, Lula reclamou várias vezes dos métodos usados pelo colegiado que, no seu diagnóstico, tinham o objetivo de pressioná-lo. Disse que não dispensaria Lupi e ganhou tempo para construir uma solução negociada.
FORMATO
Na prática, a saída do ministro da presidência do PDT vem sendo avaliada dentro do partido e do governo já há algum tempo. No PDT, os senadores Cristovam Buarque (DF) e Jefferson Péres (AM) ajudaram a convencê-lo a se afastar para não desgastar a legenda e o governo.
O que se discute agora é o formato, ou seja, se o afastamento será por meio de licença ou de renúncia. Motivo: o mandato de Lupi termina em pouco mais de um mês e nos dias 13 e 14 de abril o PDT fará um congresso para definir sua nova direção. Único candidato até agora, o ministro planeja se afastar pouco antes da eleição no PDT e passar o bastão para Manoel Dias, que é um dos fundadores do partido.
Desde que Lula resolveu enfrentar a Comissão de Ética, a situação de Lupi só se agravou e ele foi alvo de uma saraivada de denúncias, envolvendo o repasse de verbas do Ministério do Trabalho - em convênios para treinamento e recapacitação de trabalhadores suspeitos de irregularidades - para políticos e entidades ligados ao PDT.
Na sexta-feira, por exemplo, o Estado revelou que a prefeita de São Gonçalo (RJ), Maria Aparecida Panisset, obteve dois convênios com o ministério comandado por Lupi, no valor de R$ 1,141 milhão, depois de trocar o DEM pelo PDT.
DEFESA
Na semana passada, Lupi negou as acusações de favorecimento em uma entrevista previamente combinada com o Planalto e disse estar sendo vítima de "perseguição política". Mesmo assim, anunciou o cancelamento de três convênios com ONGs para treinamento de trabalhadores, alegando razões técnicas, como "falta de documentos". Foi elogiado por Lula, que ficou satisfeito com suas explicações e enxergou na atitude um "comportamento republicano".
Sem conseguir a dispensa de Lupi, o então presidente da Comissão de Ética, Marcílio Marques Moreira, demitiu-se há 8 dias e não escondeu o "desapontamento" com a falta de providências do governo. "Pedimos a saída do ministro porque não se pode servir a dois senhores: o partido e o governo", afirmou.
Amigo do presidente, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence assumiu a cadeira de Marcílio Marques Moreira e avisou que espera as explicações de Lupi. Preparado sob medida para rebater as acusações contra o titular do Trabalho, um levantamento produzido pela Advocacia-Geral da União (AGU) mostra que na maioria dos países um ministro de Estado pode acumular sem problemas sua função no governo com o comando de um partido.
14:23
O principal desafio da Juventude Socialista é o de organizar os desorganizados, e elevar a consciência política da nossa juventude. É preciso nos organizarmos onde estão os jovens, através de campanhas e atividades que levem em conta suas demandas específicas, seus problemas e a realidade objetva, associando tudo isso à luta politica por um novo rumo para o Brasil, na consolidação de uma nação socialista.
A história do PDT, desde o ínicio da organização do Partido Trabalhista no Brasil, nos apontava o caminho para o Socialismo. Os enfrentamentos e realizações de Getúlio Vargas, passando por Jango e pelas atitudes revolucionárias de Brizola - como a campanha pela Legalidade e a revolução educacional através dos CIEP's.
Nosso papel é o de avançar, tendo como referência nossa história, mas dentro de uma outra realidade. O presente tem que ser de lutas, com um sentimento nacionalista e a certeza de que organizados e convencidos, poderemos convencer e revolucionar.
Por mais que o modelo neoliberal, juntamente com a mídia, tente nos convencer ao individualismo e a descrença no nosso futuro e país, nada disso servirá para tirar nossa coragem e ousadia! Se acreditávamos que poderíamos mudar o mundo, respondemos que ainda acreditamos, agora ainda mais fortalecidos! O chamado é para a que a nossa juventude se reflita e se indigne ainda mais, pois o que acham e tentam nos impor é isso, a descrença na luta. Na verdade estamos mais dispostos do que nunca.
Ninguém nunca conseguiu, ou conseguirá tirar nossa coragem! Nos apenas começamos!
10:54
Galera é com enorme satisfação que entra no ar o Blog da JS-MG.
Espero que este espaço possa trazer mais interação e integração entre todos nós da Juventude e também de todos os simpatizantes do PDT.
![]() |
Participe do grupo Juventude Socialista PDT Minas |
E-mail: |
Visitar este grupo |
Copyright © 2008 Juventude Solicialista PDT MG | Designed by Gianinni Pelizer e Juliana Fernandes