1ª Conf. Estadual de Politicas Publicas de Juventude




Nos dias 14, 15 e 16 de março foi realizada a 1ª Conferência Estadual de Políticas Publicas de Juventude no SESC venda nova, a conferência foi uma etapa da 1ªConferencia Nacional que se realizará entre os dias 27 a 30 de Abril em Brasília.


A JS MG teve mais uma vez um papel fundamental durante o evento participando em todos os Grupos de Trabalho e defendendo as suas principais bandeiras históricas. O fato que mais chamou a atenção foi antes de tudo o comprometimento de seus militantes em todas as atividades, e com destaque para a defesa da escola em tempo integral nos moldes dos CIEPS, “conseguimos mostrar para as forças e movimentos sociais presentes a importância de se ter uma escola que forme antes de tudo pensadores e seres humanos mais integrados com o nosso país e isso se deu quando conseguimos mostrar que a escola em tempo integral é a única escola que pode formar esses cidadãos que o Brasil tanto precisa, e esse convencimento se deu quando conseguimos aprovar a proposta dos CIEPS em dois grupos de trabalho distintos o de educação e tempo livre esporte e lazer” disse o diretor da União Colegial de Minas Gerais e militante da JS BH Bruno Lacerda.

Foi possivel eleger 5 delegados para a etapa nacional em Brasília e é com essa mesma garra que a JS mineira irá para lá com o desafio de mostrar para o Brasil que a escola de turnos é uma perversão brasileira, que não existe no mundo civilizado. Por toda a parte, considera-se que só uma escola de tempo integral, para alunos e professores, dá garantia de uma escolaridade proveitosa a crianças oriundas de famílias que não estudaram. E elas constituem, entre nós, a imensa maioria. Por conseguinte, o retrocesso às escolas de turno só é explicável por sectarismo e ignorância.

A JS mineira ainda teve importante participação em outras etapas anteriores como a Conferência Municipal em Alfenas, a etapa Metropolitana em Nova Lima e nas conferencias Livres realizadas em escolas e outros espaços pelo interior a fora.

Ainda foram aprovadas outras propostas colocadas pela Juventude Socialista Mineira segue abaixo:

Acesso e investimento na educação com ênfase na área técnica e
profissionalizante (93 votos);

Ampliação dos projetos já existentes, como SEGUNDO TEMPO, ESCOLA
ABERTA, MINAS OLIMPICA, CIEPS (Centros Integrados de Educação
Pública) e ETC ( 91 votos);

Implementação e acessibilidade a cursos superiores e técnicos gratuitos e
de qualidade dentro da realidade do campo. Priorizando os jovens de
agricultura familiar (84 votos);

10 % do PIB para a educação, garantindo parte desta verba ao ensino
básico com o modelo integral e pedagógico dos CIEPS (75 votos);
"INTEGRAÇÃO É A SOULUÇÃO É O CIEP PRA MUDAR A EDUCAÇÃO"
Por Bruno Lacerda

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom parabéns JS mineira.

Mariano Anime Blog disse...

Parabéns a JS PDT por esta bola dentro, erguendo a bandeira dos ideais propostos por Brizola.
É uma pena que a JS PDT Uberlândia foi jogada as moscas, de pés e mãos atados, tanto que foi moralmente extinta.

Vicente Silluzio disse...

Parabéns a todos e a todas que contribubiram para a participação da JS na conferência. É dessa forma que o trabalhismo se faz cada vez mais presente e apontando o caminho brasileiro para o socialismo. Muita força e muita luta, superar os problemas e avançar na política. Até a vitória!!!

Postar um comentário

Powered By Blogger