10 anos depois, a Bienal da UNE volta a Salvador

Esta edição pretende realizar amplo debate acerca da construção da identidade nacional

A idéia das Bienais surgiu em 1999 e deu início à realização de um ousado trabalho cultural do movimento estudantil. A partir daí, houve a certeza da necessidade e da possibilidade de se desenvolver um movimento cultural organizado, levado adiante pela juventude. Dez anos se passaram e de lá para cá já são cinco bienais no currículo-todas realizadas com grande êxito e atraindo, em média, 10 mil estudantes. Agora o maior festival artístico-estudantil da América Latina chega a sua 6ª edição.

Esta Bienal tem um sabor especial. Isso porque o encontro volta à cidade onde nasceu e vê materializado o sonho de ter um espaço de fomento a produção cultural estudantil, consolidado pelo trabalho contínuo do Instituto CUCA e lança seu olhar sobre o tema "Raízes do Brasil – formação e sentido do povo brasileiro".

O propósito é realizar amplo debate acerca da construção da identidade nacional e suas implicações na formação da cultura e do povo brasileiro. A escolha do título partiu da leitura do livro: "Raízes do Brasil", do historiador Sérgio Buarque de Holanda e do capítulo "Formação e sentido", da obra "O povo brasileiro", do antropólogo Darcy Ribeiro.

Abrangendo todas as áreas da produção cultural-música, artes cênicas, artes visuais, literatura, ciência e tecnologia e cinema e vídeo-a 6ª Bienal da UNE terá programação voltada para a reflexão do tema. "Será o momento de nos voltarmos para uma análise interna, de nos posicionar de frente ao espelho para redescobrir quem somos", explica o coordenador-geral da Bienal, Luis Parras.

Segundo o diretor de cultura da UNE Rafael Simões, "a realização desta bienal é importante porque, entre seus objetivos, está o papel de disseminar o conhecimento entre jovens a respeito da formação do Brasil e das diversas culturas que a compõe".

Em formato de um festival, dividido em diversas frentes de atuação, a proposta das Bienais é criar um canal permanente de comunicação horizontal, livre e democrático, para a integração e troca de experiências entre a produção artística gerada dentro das universidades brasileiras.

A Bienal procura revelar o panorama da arte estudantil, com espetáculos artísticos profissionais e amadores, debates, oficinas e mostras artísticas. Se estabelece, assim, como um evento importante e qualificado para o público universitário, que objetiva promover, incentivar e divulgar a produção cultural realizada dentro das universidades do país, proporcionando, ao mesmo tempo, um amplo debate sobre política e mercado cultural brasileiro.

Powered By Blogger