15 de fevereiro de 2011 30 anos de lutas


Comemoração aos 30 anos da JS PDT em BH

A Juventude Socialista do PDT de Minas Gerias comemorou neste último dia 15 de fevereiro seus 30 anos. A JS PDT/MG realizou simultaneamente encontros regionais no Triangulo Mineiro, Sul de Minas e Zona da Mata, em várias cidades de Minas vereadores do PDT fizeram pronunciamentos nas câmaras municipais evidenciando a importância da JS PDT na construção e a renovação partidária.

Em Belo Horizonte na sede do PDT foi realizado um ato com a presença de cerca de 50 pessoas entre convidados de outras correntes partidárias e militantes da JS de cidades da região metropolitana. O Representante do MST lembrou que justamente no dia 15 de fevereiro se comemora também os 55 anos da morte do padre e guerrilheiro colombiano Camilo Torres, não deve ser por acaso que a JS PDT foi fundada nesta data declarou.

Representando a JPT esteve presente o companheiro Estevam que é também ex-coordenador Geral do DCE da UFMG, em sua fala ao parabenizar a JS disse que se tratava de duas organizações irmãs que travam a luta da juventude principalmente no movimento estudantil, e ressaltou que apesar de seus partidos estarem em campos opostos no estado são parceiras na luta cotidiana em Minas Gerais.

A UJS/PCdoB foi representada pela Presidenta da UEE MG Luiza Lafetá, que em sua fala destacou o papel da JS na luta pela estadualização da Universidade Estadual de Minas Gerais, e parabenizou a JS e seus dirigentes por ser um das Juventudes que mais vem crescendo em MG.

Estiveram presentes também compondo a mesa a representante do MAP - Movimento de aposentados e pensionistas do PDT, Estela, o Dep. Estadual Luiz Carlos de Miranda que declarou a importância da JS para o partido chamando atenção para um maior envolvimento da Juventude no movimento sindical e comunitário. O Presidente de honra e um dos fundadores da JS PDT Hélio Rabelo contou estórias da fundação da JS e o primeiro congresso em Quintino no RJ, falou também da necessidade de fortalecer o PROJOVEM através do dialogo com as correntes de juventudes partidárias no estado.

O companheiro e ex-integrante da executiva da JS PDT/MG e hoje Secretário para Assuntos de Juventude do PDT MG André Sodré, ressaltou o orgulho de contribuído para a construção da JS de Minas e destacou o papel da JS MG na política e nas lutas de Juventude no estado.

Após a fala da mesa foram abertas intervenções em plenário onde militante da Juventude falaram sobre seu orgulho de defender os ideais trabalhistas e suas perspectivas para os próximos anos.

O Presidente Estadual da JS de Minas Fabiano Tamietti, finalizou as intervenções da mesa realizando uma homenagem aos companheiros Darcy Vieira Gomes e Vicente Silluzio ex-presidentes. “Ressalto a importância dos companheiros na construção da organização, a JS/PDT/MG vive um momento de consolidação de sua organização e que vem desempenhando um papel de vanguarda dentre as juventudes partidárias, se destacando pela posição política frente aos problemas sociais do estado, tendo uma postura de esquerda na busca pelo socialismo moreno” declarou.

Ao fim foi exibido um vídeo do último congresso da JS em Divinópolis e passados informes sobre nossa participação na Jornada de Lutas da UNE em 2011 em que e a juventude irá as ruas em março defender os 10% do PIB para educação e um PNE a serviço do Brasil.

SECOM JS PDT Minas

Powered By Blogger