Nota de Apoio aos Professores Mineiros

A juventude Socialista do PDT de Minas Gerais – partido que tem a sua história marcada pelas lutas e conquistas em prol dos trabalhadores e pela educação, está lado a lado com os professores na luta por salário digno, a para fazer valer a Lei do piso salarial dos professores, do Senador Cristóvam Buarque, um pdetista incansável pela causa educacional. Nada é mais urgente que a consolidação de um projeto avançado para a Educação em nosso país, e isso passa necessariamente pela valorização desses profissionais que tem um papel tão importante em nossa sociedade, mas que na prática recebem um salário de miséria, por extensa jornada de trabalho.

O nosso Estado vem num crescente econômico, gerando emprego, fazendo grande obras e honrando a posição de 2° maior economia do país. No entanto, é apresentado pelo governo uma situação que justifica cortes de gastos. Entendemos a importância da responsabilidade fiscal, mas não aceitamos que isso seja argumento para o não pagamento do piso aos professores. Minas Gerais exporta minério para o mundo e recebe em troca uma migalha por isso. Vale lembrar que está em Minas o a maior reserva de  nióbio do mundo, um mineral raro e caríssimo. Sua exploração segue o mesmo caminho: controlada por empresa estrangeira e o estado recebe uma mínima participação no lucro. Não podemos deixar de citar também a dívida pública estadual que consome boa parte dos cofres do estado.

A nossa luta em prol dos professores, e pela educação, está diretamente ligada a nossa luta pela soberania, garantindo que nossas riquezas sejam de fato nossas, aplicadas em nossa terra, para a emancipação do nosso povo. O fato é que ainda somos colonizados economicamente, e enquanto isso perdurar, a palavra liberdade estará incompleta, e continuaremos com as justificativas da responsabilidade fiscal.

O espírito de Tiradentes, e tantos outros lutadores e lutadoras deve ser o combustível para nortear nosso povo, na luta por LIBERDADE.

Viva a greve dos professores, viva a luta do povo mineiro!

Powered By Blogger