7º Congresso da JS PDT MG

“O Brasil pode, e a Juventude exige: garantir um verdadeiro financiamento para a Educação”

É com esse chamado que a Juventude Socialista do PDT de Minas Gerais convoca o seu 7° Congresso.  A educação, causa de salvação nacional, bandeira histórica do PDT, sempre foi um tema presente em várias instâncias de debate. De grandes intelectuais como Darcy Ribeiro e Paulo Freire, da experiência dos revolucionários CIEP’s, da histórica luta do Movimento Estudantil e dos movimentos sociais como um todo pela educação, da experiência das duas conferências nacionais de educação já realizadas, dentre tantos outros fóruns de debate e realizações – consideramos o debate educacional avançado no Brasil. No entanto, vivemos um paradoxo. Seguimos em um caminho, de uma lógica econômica onde nosso povo que vive em função da economia, pagando impostos e mais impostos; num Brasil de enormes riquezas naturais, que desponta no cenário mundial como uma emergente potência, 6° maior economia – mas que vergonhosamente, não investe sequer 5% do PIB na Educação.
Enquanto isso lá se vai bilhões para o pagamento de juros da dívida pública, uma dívida que não tem fim, que drena cerca de 40% do nosso orçamento anual. Nossas reservas de petróleo e minério continuam sendo exploradas pelas multinacionais, processo denominado por Brizola como “as perdas internacionais”, enquanto pra nós, sobra um mísero pagamento de royalties, além do alto preço que pagamos pelo combustível.
É com o espírito de rebeldia e muita indignação, que a JSPDT/MG convoca toda a militância não só para o congresso, mas sim para uma luta que se faz diariamente, continuando a história de um partido que nasceu para defender a soberania do nosso povo, nossas riquezas e a educação como causa primeira da nossa nação.
Auditoria da dívida pública já; monopólio estatal para o minério e petróleo; 10% do PIB para a Educação!

Saudações a quem tem coragem!

Powered By Blogger